Maternidade e sexualidade

A maternidade é muito romantizada e idealizada pela maioria de nós mulheres. O ato de gerar um novo ser, “fruto” de um amor, retrata a vida conjugal perfeita.  Entretanto na vida real, é um processo impactante que muda as prioridades, deixando muitas vezes a relação conjugal em segundo plano.

Desde o início da gestação é necessário que o casal tenha maturidade para traçar um plano de modo que viva esse período sem deixar a vida a dois de lado. Afinal, a maternidade é um processo que faz parte da sexualidade da mulher, seguindo uma linha contínua iniciada pela relação sexual, concepção, gestação, parto e puerpério.

Muitas mudanças ocorrem durante esse período, principalmente quanto a autoestima e expectativas da mulher e é importante o preparo psicológico para lidar bem com as mudanças e frustrações, mantendo a união e estabilidade da relação.

O apoio e o cuidado do parceiro são essenciais para ajudar no processo de aceitação com a nova aparência, se sentir desejada e amada, para assim dar continuidade a sua sexualidade que não se resume ao ato sexual. O carinho, beijo, abraço, palavras carinhosas, elogios e até a ajuda com os afazeres do dia a dia são comportamentos e demonstrações de afeto e compreensão que irão contribuir para que o desejo sexual se mantenha em equilíbrio.

Junto com o bebê nasce uma mãe. No entanto, ser mãe é apenas parte de um papel. É necessário compreender que antes de ser mãe, é mulher, amiga, profissional e amante. Por mais que as responsabilidades tenham aumentado e a rotina esteja cansativa, é importante separar um momento do dia para ficar a sós com seu parceiro, alimentando esses momentos de intimidade para manter a chama da relação acesa. Também é importante não deixar de cuidar de você.

Por fim, é importante e saudável resgatar esse olhar de SER MULHER e de SE PERMITIR sentir prazer. É essencial para a reestruturação da vida sexual do casal e bem-estar pessoal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *